
São Pauo 08 de Dezembro de 2009.
Hoje, ao escrever essa data, percebo que mais um ano está acabando...
Um dia bastante chuvoso. Fico pensando: Onde será, como estará a Valéria piassa polizzi, a autora do livro "Depois daquela viagem", que acabei de ler?
Como gostaria de pegar em tua mão, Valéria! Dizer-te: Carpe diem! Com uma diferença: Um carpe diem para todos.
Contigo aprendi o instante, o meu valioso instante...Dedico esse a ti, és preciosa àqueles que te lêem.
Vou mencionar Camus, grande filósofo e poeta, em tua homenagem.
Em sua peça,esse poeta dá a voz a Calígula, que diz:
" As pessoas morrem e não alcançam a felicidade."
Isso é considerado o mais revoltante.
Eu te perguntaria:
O que é a felicidade?
Acho que você tem a resposta, Val.
Foi, com a morte batendo em tua porta que aprendeste. Nós ainda dormimos, querida! Choramos, sem saber por onde começar!
Diante de tua obra, me sinto como uma criança que chora por qualquer motivo. Agora, há uma diferença: Vou sacudir a poeira e começar a agir! Como cada último instante meu. Carpe diem!!!!
O caminho encontrado por Camus é a revolta contra a ditadura cega de uma ordem natural que conduz à morte. Nessa revolta, o homem encontra a consciência sobre o sentido que a vida poderia ter. É o revoltar-se contra o destino que não poderá ser mudado. Assim a vida ganha sentido.
Somos, Valéria, como o mito de Sísifo. É como se rolássemos uma imensa pedra montanha acima...Tudo isso como um castigo dos deuses Grego. Quando terminado esse nosso trabalho, a pedra cairia para baixo novamente. E recomeçamos a tarefa novamente. Essa é a vida, não temos explicação para ela.
Vamos! Façamos como Sísifo: revoltemos, digamos o "sim" de Sísifo à uma tarefa sem sentido.
Na obra de Camus "A peste", as personagens movem-se pela caridade. Elas lutam contra a morte de seus compatriotas que estão presos na cidade empestiada de Oram.
Tu, ó Valéria, lutas contra o preconceito, a morte de muitos desavisados como nós. Ajede-nos a acordar! Ajude-nos a olhar o horizonte que só tu podes ver!

Nenhum comentário:
Postar um comentário